top of page

História, Identidade de Gênero e Sexualidades

Identidade e sexualidade (1).png

A experiência em uma disciplina extensionista é desafiadora e, ao mesmo tempo, transformadora, especialmente quando o tema a ser abordado envolve identidades de gênero e sexualidades. Essa é uma disciplina obrigatória do curso de História, da Universidade Federal de Rondonópolis, e visa atender a Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que determina que pelo menos 10% da carga horária curricular seja destinada às atividades de extensão.

Buscando garantir o protagonismo estudantil e a proximidade com a comunidade externa, os(as) graduandos(as) criam projetos que necessitam ter suas ações realizadas fora do ambiente acadêmico, especificamente na educação básica. Sendo assim, cada vez que o componente curricular é ofertado se cria uma proposta de extensão totalmente nova, pois ela partirá dos interesses dos(as) graduandos, do diagnóstico realizado junto às escolas e das demandas sociais que são apresentadas. A base teórica e metodológica dessas disciplinas é o planejamento dialógico, o que significa, na prática, que o(a) docente responsável ocupará o papel de coordenação das atividades, direcionando as ações e formações necessárias para se atingir os objetivos propostos.

Com o objetivo de inspirar os(as) professores(as) a debater em sala de aula as temáticas que envolvem identidade de gênero e sexualidades, disponibilizamos para download os materiais produzidos pelos(as) estudantes, com breves informações de como eles foram trabalhados em sala de aula. 

Gamificação

A turma de 2023/2 optou pela gamificação para trabalhar as temáticas de Identidades de Gênero e Sexualidades junto às turmas da 8 série do ensino fundamental. 

Os jogos foram produzidos em Cartolina, EVA e impressos, pensando no potencial do lúdico para fomentar as discussões em sala de aula. No Instagram da disciplina @higs.ufr há materiais formativos de apoio para que os(as) estudantes possam se preparar.

Violência de Gênero

A turma de 2024/2 optou pela elaboração de materiais gráficos, com o recorte temático de Violência de Gênero e Maternidade. A ação foi realizada junto aos estudantes da 7 série do ensino fundamental II, mas foi pensada também para estudantes do Ensino Médio. 

Dentre os materiais, há um pequeno dicionário de termos, além de reportagens, HQ, Cordéis, Figuras históricas, Leis, dentre outros. 

Uma proposta possível é a realização de uma oficina de colagens após a apresentação dos materiais, possibilitando que os(as) estudantes da educação básica produzam cartazes sobre os temas ou compartilhem experiências vivenciadas.

Todas as imagens deste site foram feitas por Talitta Freitas

bottom of page