top of page

O cinema em sala de aula

20190828_100823.jpg

O Podcast O cinema em sala de aula contou com a participação dos professores Alcides Freire Ramos, Flávio Vilas-Bôas Trovão e Marcus Repa.

Alcides Freire Ramos: Doutor em História pela Universidade de São Paulo (1996). Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Bolsista Produtividade do CNPq – Nível 1D. Integra o Comitê Científico do GT Nacional de História Cultural da ANPUH. É um dos coordenadores do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC), da série A História Invade a Cena (Editora Hucitec) e um dos editores do periódico eletrônico Fênix – Revista de História e Estudos Culturais, além da coordenação editorial de Edições Verona. É autor de Cinema e História do Brasil, em colaboração com Jean-Claude Bernardet e de Canibalismo dos Fracos.

Flávio Vilas-Bôas Trovão: Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, USP. A tese sobre Cinema e Política nos Estados Unidos nos anos 1980 foi publicada em 2012 pela Editora Anadarco e, atualmente, desenvolve pesquisas sobre juventude, educação e política no cinema hollywoodiano. Tem experiência nas áreas de História, Educação e Mídias, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Cinema, História dos Estados Unidos, História e Educação e Metodologia e Práticas de Ensino. É Professor da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)  Atua, também, como Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFR, na linha de pesquisa "INFÂNCIA, JUVENTUDE E CULTURA CONTEMPORÂNEA: DIREITOS, POLÍTICAS E DIVERSIDADE" e no Mestrado Profissional de História - PROFHISTORIA na UFMT- Campus de Cuiabá.

Marcus Repa: Graduado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP). Mestre em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP) com ênfase em Cinema. Doutorando pela USP. Professor e Pesquisador de Cinema. Experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Arte, atuando principalmente nas temáticas de cinema (ficção e documentário), epistolografia e crítica genética de texto.

bottom of page